VIII Congresso de Farmácia Hospitalar do INCA

Trabalhos


Edital de Submissão de Trabalho Científico 2024

Regulamento para envio de trabalhos científicos

Poderão ser inscritos trabalhos científicos que se enquadrem na área temática farmácia hospitalar oncológica e que sejam originais e inéditos.

Público-alvo

Farmacêuticos devidamente inscritos no Conselho Regional de Farmácia, Estudantes e Docentes de Curso de Graduação, Pós-Graduação em Farmácia e áreas afins podem se inscrever como autores principais.

Inscrição

As inscrições de trabalhos serão efetuadas no período de 11 de junho a 16 de setembro de 2024.

Os resumos deverão ser enviados exclusivamente pelo sistema de submissão do site www.congressofarmaciainca.com.br.

Resumos enviados por e-mail ou outra maneira de transmissão de documentos, não serão aceitos e não serão avaliados pela comissão julgadora.

Para inscrever seu trabalho, o autor ou coautor deverá acessar o site do VIII Congresso de Farmácia Hospitalar em Oncologia do INCAwww.congressofarmaciainca.com.br, todavia só poderão ser apresentados aqueles cujo autor principal ou coautor indicado por este, esteja inscrito e com inscrição paga.

Observação: certifique-se de que o e-mail informado esteja correto, pois todas as informações relativas ao processo de inscrição e resultado de avaliação serão enviadas através dele.

Cada autor poderá inscrever até 3 trabalhos. Não existe limitação para participação como coautor. Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito no VIII Congresso de Farmácia Hospitalar em Oncologia do INCA.

A aceitação do trabalho para exposição no evento será confirmada somente após avaliação da comissão de trabalhos científicos do congresso.

Somente serão avaliados os trabalhos que estejam de acordo com todas as exigências deste edital.

No site www.congressofarmaciainca.com.br no campo Trabalho Científico preencha todos os campos indicados.

Seu trabalho obrigatoriamente deverá ser enviado em 3 (três) formatos.

  1. Enviar o texto do seu trabalho, em Dados do Resumo, conforme os campos indicativos, até 250 palavras.
  2. Anexar o resumo completo em WORD (somente na extensão word), conforme instruções abaixo.
  3. Anexar resumo sem os autores e sem as instituições em PDF.

Lembrando que, o resumo deve ser o mesmo nos 3 campos e conter as mesmas 250 palavras.

Formato para submissão dos trabalhos

Título: deve identificar com clareza a natureza do trabalho. Os títulos devem ser redigidos com letras maiúsculas e minúsculas e alinhados à esquerda.

Autores: será permitido o máximo de 8 (oito) autores por trabalho. Inserir o(s) nome(s) completo(s) do autor(es), centralizado(s). Indicar, para cada autor: a categoria profissional, o mais alto grau acadêmico, o(s) nome(s) do(s) departamento(s) e instituição(ões) a que o trabalho deverá ser atribuído e endereço eletrônico. Sobre o autor responsável para correspondência relacionada ao manuscrito, solicita-se ainda endereço e telefone. Caberá ao autor proceder à adequação às normas antes de encaminhá-los, sendo de sua inteira responsabilidade a precisão e correção da linguagem.

Instituição: referenciar a qualificação dos autores e a instituição a qual se encontram vinculados (numeração entre parênteses); com separação por espaço-hífen-espaço, indicar o nome da cidade e a sigla do estado e respectivo endereço eletrônico.

Resumo: Devem estar em formato Word; tamanho A4; margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm. A fonte empregada deverá ser Time New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, espaçamento entre as linhas 1,5, entre os parágrafos 1,5. Devem conter no mínimo 150 e no máximo 250 palavras, serem apresentados em formato estruturado, contendo: introdução, objetivo, metodologia, resultados e conclusão. Não devem incluir citações, referências, abreviaturas, quadros, tabelas ou figuras. Devem estar em português ou inglês ou espanhol, acompanhados com no mínimo três e no máximo seis descritores nos respectivos idiomas, iniciados com letra maiúscula e separados por ponto e vírgula.

Palavras-chave / descritores: Os descritores são palavras fundamentais que auxiliam na indexação dos artigos em bases de dados nacionais e internacionais em Ciência da Saúde. Para determinar os descritores, deve-se consultar a lista de DeCS - Descritores em Ciências da Saúde, elaborada pela BIREME. Disponível em: https://decs.bvs.br//.

O resumo deve conter, obrigatoriamente:

  • Introdução: o autor deverá apresentar o assunto.
  • Objetivo: apresentar os objetivos gerais e específicos (se for o caso) do estudo.
  • Metodologia: descrever os procedimentos empregados para a realização da pesquisa, local, amostra, tratamento estatístico e todos os aspectos que o autor considerar necessário.
  • Resultado: Descrever principais resultados obtidos. Não incluir no resumo gráficos, tabelas ou figuras.
  • Conclusão: Apresentar a resposta ao objetivo do estudo (vincular resultados com objetivos propostos pelo trabalho).

Palavras-chave: Os resumos devem vir acompanhados de no mínimo 3 e no máximo 6 descritores em ciências da saúde - BIREME, conforme endereço eletrônico http://decs.bvs.br.

Trabalhos que envolvam pesquisa com seres humanos deverão seguir as determinações da resolução nº 466 de 12 de dezembro de 2012 e apresentar a comprovação de aprovação do trabalho ou do termo de dispensa pelo sistema CEP/CONEP.

Comissão julgadora

A comissão julgadora será formada por membros com renomado conhecimento indicados pela comissão organizadora do congresso.

Haverá membros de, no mínimo, 4 Instituições para garantir que não haja conflito de interesses em caso de, apesar do anonimato garantido, haja reconhecimento do trabalho/autoria no decorrer da leitura do Resumo.

A comissão classificará os melhores trabalhos para premiação nos termos deste regulamento.

Os membros da comissão asseguram o sigilo das informações disponibilizadas nos trabalhos participantes de que tomem conhecimento em virtude do exercício das suas funções.

A comissão julgadora é soberana, não cabendo às suas decisões qualquer espécie de recurso, pelo que são definitivas.

Avaliação dos resumos

Os trabalhos que atendam aos critérios especificados anteriormente e aprovados pela comissão julgadora serão automaticamente inscritos para apresentação na seção de pôsteres do VIII Congresso de Farmácia Hospitalar em Oncologia do INCA e farão parte dos anais do congresso.

Os trabalhos serão classificados como aceitos ou recusados, não havendo retorno ao autor para correções. Após o envio do resumo não será permitida qualquer tipo de alteração do mesmo.

A comissão julgadora não terá acesso aos nomes dos autores e instituição durante todo processo de avaliação dos resumos.

Os trabalhos aprovados serão divulgados no site www.congressofarmaciainca.com.br a partir do dia 29 de setembro de 2024.

- Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados na seção de pôsteres do VIII Congresso de Farmácia Hospitalar em Oncologia do INCA.

- Os cinco melhores resumos serão selecionados para apresentação oral.

- Os melhores trabalhos concorrerão ao Prêmio Letícia Boechat.

- A apresentação oral será realizada no dia 18 de outubro, sexta-feira das 12h20 às 13h10.

- O autor ou coautor que fará a apresentação do trabalho deverá estar inscrito no congresso, com INSCRIÇÃO PAGA.

Trabalhos na seção de pôsteres:

Sobre a formatação / normas:

  • Usaremos o formato PÔSTER DIGITAL (e-pôster).
  • Use o nosso template/modelo disponibilizado a seguir .
  • O arquivo deve ser desenvolvido em Power Point (.ppt, .pptx)  ÚNICO SLIDE e SALVO EM FORMATO PDF.
  • Priorize informações concisas e imagens.

O e-pôster deve ser configurado da seguinte forma:

  • Configuração de tamanho de página: 90 cm x 120 cm (largura x altura).
  • Orientação de página: Retrato.
  • Tipo de fonte: fonte Times New Roman e cor preta.
  • Título: tamanho 50 a 60, negrito, centralizado.
  • Autores: tamanho 40 a 44, centralizado, seguido por número correspondente ao vínculo institucional.

Os subtítulos do e-pôster devem ter o tamanho 50 a 60, centralizado e negrito.

O conteúdo de cada subitem deve estar em tamanho 38 a 50, justificado, espaçamento simples.

Use o itálico somente para indicar termos em outros idiomas.

Respeite as margens laterais utilizadas no modelo.

O título do e-pôster deve ser idêntico ao do resumo. Abaixo do título deverão estar os nomes dos autores. Separá-los por ponto e vírgula, quando houver mais de um autor.

É permitida a utilização de imagens e gráficos estáticos. Legenda: fonte Times New Roman, tamanho 36, espaçamento simples, cor preta, alinhado às margens da imagem ou gráfico.

O pôster digital (e-pôster) deve ser estruturado contemplando os seguintes subtítulos (quando aplicáveis):

Título

Autores

Introdução

Objetivos

Metodologia ou Método

Resultados e Discussão

Conclusões

O documento em PDF com a apresentação deve ser nomeado com o mesmo título do resumo e ser enviado em resposta ao e-mail de aprovação do Trabalho. Também deve ser levado pendrive com o e-pôster salvo e disponibilizado no momento da inscrição/retirada do material do evento, para sanar eventuais problemas de ordem técnica no upload do material enviado eletronicamente.

Apresentação Oral dos trabalhos:

Os 05 (cinco) trabalhos aprovados para apresentação oral serão inseridos na programação do Congresso, no dia 18 de outubro, sexta-feira das 12h20 às 13h10.

O template PADRÃO será enviado a cada um dos 05 (cinco) APROVADOS, por e-mail.

O tempo máximo de apresentação de cada trabalho será de 10 minutos.

Não serão realizadas perguntas ao orador.

A apresentação oral deve seguir as seguintes normas:

  • A apresentação deverá ser realizada no slide padrão também disponível para download nesta plataforma;
  • É recomendável a utilização de imagens e gráficos (não obrigatório);
  • Os arquivos das apresentações deverão ser entregues no Midia Desk até 2 horas antes do início da sessão;
  • Os apresentadores deverão comparecer à sala programada com antecedência mínima de 10 minutos e se identificar junto ao coordenador de sala;
  • O tempo estipulado para apresentação de cada trabalho deverá ser rigorosamente obedecido, tanto para início quanto para término de cada apresentação;
  • Na sala estará disponível para as apresentações projetor multimídia (data show) com microcomputador e, por segurança, não será permitida a utilização de equipamentos pessoais;
  • Os trabalhos podem ser apresentados pelo autor ou um de seus coautores. O apresentador deverá, obrigatoriamente, estar inscrito no Congresso.

Julgamento dos trabalhos

A avaliação dos trabalhos submetidos será realizada aos avaliadores, sem identificação dos autores e de acordo com as definições deste regulamento.

A comissão julgadora utilizará como critérios de avaliação os seguintes itens:

  • Apresentação geral do trabalho cumprindo rigorosamente os critérios do regulamento.
  • Qualidade do texto quanto à linguagem (objetividade e clareza).
  • Relevância da incorporação de estratégias de excelência e seu impacto atividade farmacêutica.
  • Coerência dos objetivos com a metodologia.
  • Metodologia apropriada com detalhamento suficiente para permitir reprodutibilidade.
  • Organização dos resultados de modo a serem facilmente compreendidos.
  • Conclusão descrita sob o ponto de vista do autor quanto aos resultados obtidos com fundamento, coerência e alcance.
  • Caso a Comissão Julgadora identifique a necessidade de submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e tal fato não for mencionado, o resumo será considerado reprovado.

Template

Clique aqui para baixar o template padrão do e-pôster.

Premiação

A comissão julgadora escolherá o primeiro, segundo e terceiro colocados que receberão certificado de premiação, que serão enviados via e-mail somente ao autor principal ou coautor apresentador do trabalho.

A divulgação dos vencedores e cerimônia de premiação acontecerá na cerimônia de encerramento do VIII Congresso em Farmácia Hospitalar de Oncologia do INCA.

Está vedada a Premiação de trabalhos de autoria/coautoria de membros da Comissão Julgadora de Trabalhos Científicos, na modalidade Apresentação Oral.

Dos direitos de divulgação

Os autores intelectuais dos trabalhos inscritos concordam com a utilização sem ônus de seu nome, imagem e trabalhos para divulgação em quaisquer meios de comunicação, traduções parciais ou integrais e reprodução total ou resumida por qualquer meio, independentemente de qualquer licença, remuneração ou pagamento, além da premiação prevista neste regulamento. As publicações autorizadas destinam-se única e exclusivamente à distribuição gratuita a farmacêuticos, médicos, investigadores e outros profissionais ou entidades com interesse na área da saúde, distribuição essa a ser realizada, segundo o livre critério do Instituto Nacional de Câncer.

Disposições finais

Estão impedidos de concorrer ao Prêmio Letícia Boechat trabalhos que tenham entre seus autores membros da comissão julgadora do VIII Congresso de Farmácia Hospitalar em Oncologia do INCA.

Os materiais enviados por parte dos inscritos não serão devolvidos. Os participantes autores assumem total e exclusiva responsabilidade a respeito de todas e quaisquer eventuais reivindicações de terceiros que se sintam prejudicados por suas participações no concurso ou pelas cessões dos direitos de autor sobre suas frases, sendo esses direitos cedidos livres e desembaraçados de todos e quaisquer ônus ou restrições. Todos os participantes declaram que o conteúdo dos trabalhos inscritos é original. Em caso de plágio de qualquer espécie o VIII Congresso de Farmácia Hospitalar em Oncologia do INCA não responderá pelo ato do participante, sendo este responsável por eventuais ônus ou danos a terceiros, respondendo integral e exclusivamente, além de ser desclassificado do concurso e consequentemente perder o direito de concorrer aos prêmios.

O VIII Congresso de Farmácia Hospitalar em Oncologia do INCA poderá interromper o concurso em qualquer momento caso motivos de força maior assim o faça necessário.

A participação neste concurso acarreta aos participantes a aceitação total e irrestrita de todos os itens deste regulamento. Para eventuais dúvidas existentes referentes ao presente regulamento os participantes devem encaminhá-las para a comissão julgadora através do endereço congressofarmacia@regencyeventos.com.br.

As dúvidas não previstas neste regulamento serão julgadas por uma comissão composta por membros do VIII Congresso de Farmácia Hospitalar em Oncologia do INCA, cujas decisões serão soberanas e irrecorríveis.

A comissão organizadora do congresso não será responsável pelos custos de transporte e hospedagem ou qualquer outra forma de despesa, visando a apresentação de qualquer trabalho enviado e aceito.

Outras questões que não estejam citadas neste Edital serão avaliadas caso a caso pela comissão.


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