VIII Congresso de Farmácia Hospitalar do INCA

Dados do Trabalho


Título

AVALIÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES EM USO DE CAPECITABINA

Introdução

O câncer colorretal e seu tratamento influenciam a vida social, produtiva e financeira do paciente. A qualidade de vida (QV) pode ser utilizada para avaliar os resultados do tratamento na perspectiva do paciente.

Objetivo

Mensurar a qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes em uso de CAPOX.

Metodologia

Estudo experimental, prospectivo, multicêntrico, com pacientes em uso de CAPOX. O EQ-5D foi utilizado para avaliação da QV. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética das instituições envolvidas (UFF; INCA; HUCFF).

Resultado

Foram incluídos no estudo 22 pacientes. Destes, metade (11) eram do sexo masculino e 86,4% possuíam idade entre 40-69 anos. A maioria (81,8%) possuía 4 ou mais anos de estudo. Destes, 36,4% possuíam metástases e 11 pacientes (50%) apresentavam comorbidade. Todos os pacientes apresentaram pelo menos um evento adverso durante o tratamento, com uma média de 3,7 ± 1,8 eventos por paciente. A maioria dos pacientes relatou não apresentar problemas na mobilidade, autocuidados/cuidados pessoais e nas atividades habituais antes e após o tratamento. Em relação à dor/mal-estar, metade dos pacientes relataram não apresentar problemas. E 68,2 % e 54,5% relataram questões relativas a ansiedade e/ou depressão antes e após o tratamento, respectivamente. Quanto à comparação entre o antes e depois, somente para as atividades habituais houve melhora estatisticamente significativa (p=0,02).

Conclusão

Foi possível identificar quais dimensões foram afetadas pelo tratamento oncológico durante o cuidado farmacêutico.

Palavras Chave

EQ-5D; cuidado farmacêutico; Qualidade de Vida

Área

Farmácia Hospitalar Oncológica

Autores

CAMILLE NIGRI CURSINO, PATRICIA KAISER PEDROSO CAVA, ANA CLARA DUARTE DOS SANTOS, ARIELA DUTRA NORBERTO DE OLIVEIRA, LARISSA DOS SANTOS SEBOULD MARINHO, LARISSA RODRIGUES NASCIMENTO, THAÍSA AMORIM NOGUEIRA, SABRINA CALIL-ELIAS