VIII Congresso de Farmácia Hospitalar do INCA

Dados do Trabalho


Título

Reconciliação Medicamentosa como estratégia de segurança para pacientes oncológicos internados

Introdução

A Reconciliação Medicamentosa consiste em listar e revisar todos os medicamentos em uso pelo paciente, garantindo que todas as prescrições sejam adequadas, sem interações, duplicidade ou discrepâncias prejudiciais. Este processo é uma forma de diminuir os erros relacionados a medicamentos, focando na redução de riscos e danos associados ao cuidado.

Objetivo

Analisar o processo de Reconciliação Medicamentosa realizado pelo serviço de Farmácia Clínica de um hospital oncológico do Rio de Janeiro.

Metodologia

Estudo observacional retrospectivo conduzido em um hospital referência no tratamento de tumores ginecológicos e do tecido ósseo conectivo. Foram incluídos pacientes internados atendidos pelo serviço de Farmácia Clínica da instituição e excluídos pacientes que estivessem com dados incompletos. A coleta de dados foi realizada através dos indicadores produzidos pelo serviço. O estudo foi aprovado sob o número CAAE nº 95157018.9.0000.5274.

Resultado

Foram incluídos 117 pacientes com média de idade de 58,3 anos. O principal diagnóstico oncológico encontrado foi colo uterino (30%), com estadiamento avançado (43%), sendo suporte clínico (63%) o principal motivo de internação. A maioria dos pacientes relataram ter comorbidades (85%), sendo hipertensão arterial (46%) e diabetes (13%) as mais prevalentes. Entre os 492 medicamentos analisados, 112 apresentaram discrepâncias, sendo 57% não intencionais. Foram realizadas 62 intervenções farmacêuticas com 66% de aceitação pela equipe médica. Dentre os erros evitados, 83% foram relacionados a omissões de medicamentos.

Conclusão

O presente trabalho demonstrou que o processo de Reconciliação Medicamentosa é uma estratégia eficiente para segurança do paciente através da redução de erros relacionados a medicamentos.

Palavras Chave

Reconciliação medicamentosa; Segurança do Paciente; Erros de Medicação

Área

Farmácia Hospitalar Oncológica

Autores

Isabel Cristina Theodoro da Silva, Mariana dos Santos Bazeth, Maria Helena Ignácio Gil , Renata Rosa Veloso Cataldo , Liliane Rosa Alves Manacás