Dados do Trabalho
Título
Perfil dos pacientes diagnosticados com câncer de pulmão em estadiamento inicial em um instituto de referência
Introdução
O câncer de pulmão (CP), subdividido em câncer de pulmão pequenas células (CPPC) e câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC), apresenta a maior incidência mundial e apenas 16% dos casos são diagnosticados inicialmente. Quanto ao câncer de pulmão não pequenas células, o adenocarcinoma é o subtipo histológico mais comumente diagnosticado e abordado no contexto de terapias alvo.
Objetivo
Descrever o perfil sociodemográfico, clínico e terapêutico dos pacientes com CP diagnosticados e tratados no Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Metodologia
Foi realizado um estudo observacional a partir dos dados do Integrador RHC (Registro Hospitalar de Câncer) quanto ao INCA entre os anos de 2015 e 2019. Foram coletadas variáveis sociodemográficas, clínicas e terapêuticas com a finalidade de caracterizar a população diagnosticada nos estadiamentos I, II e IIIA.
Resultado
A população de estudo totalizou 239 indivíduos, mostrando-se homogênea quanto ao gênero e majoritariamente composta por indivíduos brancos. Quanto à faixa etária, a maioria tinha entre 51 e 70 anos. 122 dos indivíduos se declararam como tabagistas e ex-tabagistas. 92 pacientes foram expostos primariamente à quimioterapia antineoplásica, 17 à cirurgia, 35 à radioterapia e 51 pacientes não possuem registro de primeiro tratamento na instituição. Dos 239 indivíduos investigados, 144 faleceram.
Conclusão
O estudo demonstra que a quimioterapia sistêmica constitui a principal abordagem terapêutica inicial, mesmo em estágios iniciais da doença.
Palavras Chave
Câncer de pulmão; Estadiamento inicial; Quimioterapia Sistêmica (D020360); Neoadjuvância
Área
Farmácia Hospitalar Oncológica
Autores
Letícia Barbosa Teixeira, Mario Jorge Sobreira da Silva