Dados do Trabalho
Título
Minimização de erros em prescrições de antineoplásicos injetáveis.
Introdução
A complexidade dos protocolos terapêuticos em oncologia reforça a necessidade do cuidado farmacêutico voltado à segurança do paciente, por meio da detecção e prevenção de Erros de Medicação.
Objetivo
Analisar o perfil das discrepâncias em prescrições de antineoplásicos injetáveis e as intervenções farmacêuticas (IF) realizadas.
Metodologia
Estudo observacional descritivo retrospectivo no período de janeiro de 2021 a dezembro de 2023, realizado na Central de Quimioterapia de em um Instituto de referência em oncologia especializado em neoplasias ginecológicas e do tecido ósseo conectivo. Durante a rotina de validação das prescrições médicas, foram identificadas as discrepâncias nos protocolos e classificados os erros evitados. Estudo aprovado com CAAE nº 95157018.9.0000.5274.
Resultado
Foram realizadas 346 IF, o que corresponde a 2,6% do total de prescrições analisadas no período. Das IF realizadas, 88,7% foram relacionadas à divergência de dose, sendo 76,8% referente à dose de carboplatina (antineoplásico mais utilizado nos protocolos de quimioterapia da instituição) e 23,1% à dose de outros quimioterápicos. O percentual de aceitação das IF pelos prescritores aumentou ao longo dos anos, sendo de 89,6% (2021), 92,1% (2022) e 89,6% (2023). Com as IF aceitas, foram evitados cerca de 89% de erros de prescrição, sendo 91,6% referentes à dose incorreta.
Conclusão
A análise detalhada das prescrições de terapias antineoplásicas e o registro e avaliação das intervenções farmacêuticas representam ferramentas clínicas relevantes para minimizar o risco de ocorrência de erros de medicação e promover a cultura da segurança do paciente.
Palavras Chave
Antineoplásicos; Prescrições; Discrepâncias; Erros de Medicação
Área
Farmácia Hospitalar Oncológica
Autores
Nathália Pinheiro dos Santos, Michelle Christina Cortez Moraes, Renata Rosa Veloso Cataldo, Liliane Alves Rosa Manaças