VIII Congresso de Farmácia Hospitalar do INCA

Dados do Trabalho


Título

Perfil clínico e epidemiológico de pacientes com Neoplasia Trofoblástica Gestacional (NTG) tratadas em uma instituição pública de saúde do Rio de Janeiro.

Introdução

Introdução: NTG é uma anomalia rara e maligna da placenta, com proliferação anormal de células trofoblásticas placentárias que secretam quantidades persistentes de gonadotrofina coriônica humana (hCG). O tratamento preconizado depende do estadiamento anatômico e de critérios de risco. Pacientes de baixo risco são tratadas com monoterapia e de alto risco tratadas com politerapia (quimioterapia combinada, radioterapia e/ou cirurgia).

Objetivo

Objetivo: Descrever o perfil clínico, epidemiológico e farmacoterapêutico de pacientes com NTG tratadas em um Centro de referência do Sistema Único de Saúde (SUS) no RJ.

Metodologia

Metodologia: Trata-se de estudo descritivo, quantitativo e retrospectivo. Foram avaliadas pacientes em quimioterapia de janeiro de 2022 a dezembro de 2023 através de dados coletados em prontuários e prescrições médicas. Estudo aprovado com CAAE nº 95157018.9.0000.5274.

Resultado

Resultados: Foram avaliadas 35 pacientes, com idade média de 29 anos, 65,7% pardas, e 54,3% não concluíram o ensino médio. Dentre as pacientes, 97,1% foram classificadas como NTG baixo risco, sendo 29,6% com comorbidades e 14,3% com metástases pulmonares. Pacientes de baixo risco foram tratadas em primeira linha com Metotrexato intramuscular 1mg/kg (MTX) e 35,3% necessitaram alterar o protocolo por quimiorresistência (66,6%) ou toxicidade (25%). As toxicidades prevalentes foram: mucosite (47,1%), náuseas/vômito (35,3%), cólica (23,5%) e disúria (14,3%). As estratégias para minimizar as toxicidades foram o aumento da dose de resgate com ácido folínico e/ou redução de dose do medicamento.

Conclusão

Conclusão: O conhecimento do perfil clinico-epidemiológico e medicamentoso de pacientes com NTG é importante para elaboração de estratégias que otimizem o tratamento das pacientes, principalmente no SUS.

Palavras Chave

Doença trofoblástica gestacional; Efeitos Colaterais e Reações Adversas Relacionados a Medicamentos; Coriocarcinoma; Tumor Trofoblástico de Localização Placentária

Área

Farmácia Hospitalar Oncológica

Autores

MICHELLE CHRISTINA CORTEZ MORAES, RENATA ROSA VELOSO CATALDO, LILIANE ALVES ROSA MANAÇAS