VIII Congresso de Farmácia Hospitalar do INCA

Dados do Trabalho


Título

Perfil de reações adversas ao Tratuzumabe Deruxtecana em paciente com neoplasia maligna de mama avançado em uma clínica oncológica do Rio de Janeiro

Introdução

O trastuzumabe deruxtecana (T-DXd) foi recentemente aprovado para o tratamento de câncer de mama HER2-positivo metastático ou não ressecável. Com a introdução de novas terapias, é essencial avaliar detalhadamente seu perfil de segurança para identificar e gerenciar reações adversas a medicamentos (RAM).

Objetivo

O estudo busca analisar as reações adversas a medicamentos associadas ao Tratuzumabe Deruxtecana e compreender seu perfil de segurança em pacientes com câncer de mama HER2-positivo avançado.

Metodologia

Foi conduzido um estudo retrospectivo observacional, aprovado pelo Comitê de Ética, que examinou pacientes tratados com Tratuzumabe Deruxtecana entre março de 2022 e março de 2024. Dados sobre reações adversas a medicamentos, informações clínicas e epidemiológicas foram coletados do sistema hospitalar institucional, considerando reações dos tratamentos prévios para evitar viés. A causalidade foi avaliada pelo Algoritmo de Naranjo e a gravidade pelo Common Terminology Criteria for Adverse Events.

Resultado

A amostra inicial de 45 pacientes teve 3 excluídos por interrupção precoce do tratamento. Entre os 42 pacientes restantes, 33% não relataram reações adversas. As reações adversas a medicamentos mais frequentes foram náuseas/vômitos (79%), fraqueza (46%), alopecia (32%), constipação (21%), mucosite (14%) e inapetência (11%). A gravidade das reações foi predominantemente grau 1 (67%), com 29% grau 2 e 4% grau 3. A causalidade foi classificada como definida em 32% dos casos e provável em 68%.

Conclusão

Os resultados são consistentes com a literatura existente sobre a segurança do Tratuzumabe Deruxtecana. Recomenda-se mais estudos com amostras maiores e acompanhamento mais prolongado para uma avaliação mais completa da segurança a longo prazo.

Palavras Chave

Trastuzumabe deruxtecana; Reação adversa a medicamentos; Neoplasia de mama her2+

Área

Farmácia Hospitalar Oncológica

Autores

Carolina Serra Jogaib Cabo, Laís Gimenez Nogueira da Gama