Dados do Trabalho
Título
Reconciliação medicamentosa realizada em pacientes oncológicos que fazem uso do Tamoxifeno em uma clínica oncológica de Niterói – Um estudo de caso
Introdução
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama (CM) é o tumor maligno mais comum entre as mulheres. As opções de tratamento incluem: cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia-endócrina e terapia-alvo, o qual deve ser personalizado e irá depender do estágio, grau, tipagem molecular e estado clínico do paciente. A terapia endócrina é indicada para pacientes com CM positivo para receptor hormonal, sendo o tamoxifeno um antiestrogênico amplamente utilizado. Nesse contexto, a reconciliação medicamentosa é uma atividade fundamental do farmacêutico para identificar prescrição inadequada e os efeitos adversos, principalmente, nos pacientes em regimes de polimedicação.
Objetivo
O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo de caso sobre a reconciliação medicamentosa realizada em pacientes com CM polimedicados.
Metodologia
O estudo, observacional e descritivo, foi conduzido no período de 2023 a 2024 durante as consultas de farmácia na clínica Oncomed localizada na cidade de Niterói – RJ, Brasil. A reconciliação foi realizada em pacientes em terapia adjuvante com tamoxifeno, utilizando as bases de dados Brasilfarma, Drugs e UpToDate para identificar interações graves. Após análise, o farmacêutico fez intervenção junto ao médico prescritor recomendando a substituição do medicamento e/ou o acompanhamento ativo dos pacientes.
Resultado
Entre os 76 pacientes atendidos, foram identificados 5 casos de interação grave com o tamoxifeno, envolvendo os medicamentos duloxetina, escitalopram, fluoxetina, amiodarona e carbamazepina. A intervenção farmacêutica foi efetiva em 80% dos casos.
Conclusão
Concluímos que a reconciliação medicamentosa em pacientes oncológicos é imprescindível para um tratamento eficaz e para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
Palavras Chave
Tamoxifeno; Reconciliação medicamentosa; Câncer de mama
Área
Farmácia Hospitalar Oncológica
Autores
Beatrice Faria de Almeida Barboza Brasil, Marceli da Cunha Paranhos , Rafael Ertel de Andrade, Fernanda de Oliveira Gomes Francioli, Flávia Rocha de Barros