VIII Congresso de Farmácia Hospitalar do INCA

Dados do Trabalho


Título

Avaliação de erros e quase erros na dispensação de medicamentos antineoplásicos: Uma análise dos indicadores de efetividade das barreiras de segurança

Introdução

A dispensação de antineoplásicos exige controle rigoroso devido à sua alta toxicidade e ao elevado risco de erros, frequentemente associados à sobrecarga de trabalho e falhas de comunicação. A notificação desses erros é essencial para fortalecer as barreiras de segurança, como recomendam estudos internacionais, que apontam a dupla checagem e a automação como medidas eficazes para reduzir os riscos ao paciente.

Objetivo

Este estudo quantificou a incidência de erros e quase erros no processo de dispensação de antineoplásicos em uma clínica ambulatorial de Salvador/BA, entre janeiro e junho de 2024. Avaliou-se a taxa de efetividade das barreiras de segurança implementadas.

Metodologia

Foram analisadas 15.874 dispensações de antineoplásicos. As falhas foram classificadas como erros de medicação ou near miss, e a efetividade das barreiras foi calculada pela capacidade de interceptar erros antes que chegassem ao paciente.

Resultado

Foram registradas 7 falhas: 2 erros de medicação, 2 incidentes sem danos e 3 near miss ou quase erros. A taxa de efetividade das barreiras variou de 99,92% a 100%, destacando-se os meses de abril e junho com 100% de sucesso. A implementação de medidas como dupla checagem, validação de prescrições e revisão técnica em todas as etapas foi essencial para redução dos erros.

Conclusão

A alta taxa de efetividade das barreiras de segurança demonstrou sucesso na minimização de erros na dispensação de antineoplásicos. A validação rigorosa e padronização dos processos foram fundamentais para garantir a segurança do paciente, confirmando a importância de sistemas robustos de controle, conforme destacado pela literatura internacional.

Palavras Chave

Erros; Efetividade; Processos; Quase erros

Área

Farmácia Hospitalar Oncológica

Autores

Ingrid Rayane Araujo, Leonardo Bonfim Almeida, Islania Almeida Brandão, Daniel Santos Silva