Dados do Trabalho
Título
Atividades educativas sobre o uso racional de medicamentos como ferramenta para promoção da segurança do paciente oncológico
Introdução
A polifarmácia é comum para pacientes oncológicos, pois além do tratamento para o câncer, utilizam medicamentos de suporte e para comorbidades. O farmacêutico pode contribuir para Uso Racional de Medicamentos (URM) através de ações de educação em saúde, visando a prevenção de eventos adversos e a promoção da segurança do paciente.
Objetivo
Promover uma ação de educação relacionada ao URM em um ambiente hospitalar e descrever a percepção dos usuários sobre o tema.
Metodologia
Trata-se de um estudo observacional descritivo qualitativo e quantitativo, realizado a partir da experiência de três dias de atividade educacional do tipo exposição dialogada com dinâmica interativa sobre URM, ambientado em um hospital público especializado em oncologia. Para avaliação da percepção dos pacientes sobre o tema foi utilizado um questionário estruturado, de preenchimento voluntário e sem obrigatoriedade de identificação. O estudo foi aprovado sob o número CAAE no. 95157018.9.0000.5274
Resultado
A atividade teve a participação de 1026 pessoas e 150 aceitaram responder ao questionário. Em torno de 53,3% dos participantes nunca tinham ouvido falar sobre o URM e 95% afirmam que o conteúdo abordado ajudou a entender sobre o tema. Dentre os entre principais temas abordados pelos participantes destacaram-se a pertinência sobre o assunto (42%), administração correta dos medicamentos (16%), armazenamento correto (15%).
Conclusão
O trabalho alcançou o objetivo de promoção do URM. Usuários e acompanhantes se sentiram confortáveis para compartilhar dúvidas e histórias sobre o tema, colaborando para mudanças positivas na relação deles com os medicamentos e promovendo a segurança dos pacientes.
Palavras Chave
Uso Racional de Medicamentos; Segurança do Paciente; Educação em Saúde
Área
Farmácia Hospitalar Oncológica
Autores
Lucas Ianino Tavares de Lima, Rafaelle Correia da Silva Jorge, Gyslainne Toledo da Silva, Liliane Rosa Alves Manaças, Renata Rosa Veloso Cataldo