Dados do Trabalho
Título
Uso do Cloridrato de Duloxetina na Neuropatia Periférica Induzida pela Quimioterapia
Introdução
A quimioterapia representa um dos principais tratamentos para o câncer, apesar dos efeitos colaterais que podem resultar em condições debilitantes e dolorosas para o paciente. A neuropatia periférica induzida por quimioterapia é uma neurotoxicidade progressiva e dose-dependente, que pode comprometer severamente a qualidade de vida dos pacientes em tratamento oncológico.
Objetivo
Identificar por meio da literatura, os benefícios do uso do Cloridrato de Duloxetina na neuropatia periférica induzida pela quimioterapia.
Metodologia
Revisão de literatura realizada nas bases de dados hospedadas na Biblioteca Virtual em Saúde. Considerou-se artigos científicos disponíveis eletronicamente em texto completo, publicados entre 2019 a 2024, localizados por meio dos descritores “Neoplasm”, “Chemotherapy", “Duloxetine” “ Adverse Event”, “Quality of Life”. Após pré análise, foram selecionados um total de oito artigos para compor este estudo.
Resultado
Dos 8 artigos selecionados, sete estudos relataram efeitos benéficos da duloxetina na neuropatia periférica induzida por quimioterapia, o que corresponde a 87,5%. Ainda, um dos estudos indicou que o uso profilático da Duloxetina pode reduzir as chances de progressão da neuropatia e de efeitos como a parestesia. Tal medicamento mostrou eficácia na redução da dormência e da dor. Ainda, a literatura aponta que a Duloxetina reduz a frequência de uso de antiinflamatórios não esteroidais e opióides.
Conclusão
Há evidências na literatura que a Duloxetina oferece benefícios significativos na redução da neuropatia periférica em pacientes submetidos à quimioterapia, o que reverbera em melhora da qualidade de vida desses pacientes.
Palavras Chave
Neoplasia; Quimioterapia; Evento Adverso; Cloridrato de Duloxetina; Qualidade de Vida
Área
Farmácia Hospitalar Oncológica
Autores
Julia Luvisetto Rizzotto, Rosana Amora Ascari, Franciele Martini, Débora Laís Haupenthal, Ítala Pereira de Melo, Lavine de Souza França