VIII Congresso de Farmácia Hospitalar do INCA

Dados do Trabalho


Título

Revisão sobre imunoterapia com células CAR-T como alternativa para recidivas e refratárias de leucemias

Introdução

Segundo Elsallab et al. (2023), as células CAR-T são modificadas geneticamente para expressar um receptor que se liga aos antígenos tumorais, resultando em citotoxicidade e indução a apoptose. Tratamentos convencionais para leucemia têm sido insuficientes, levando a recidivas e refratárias. A imunoterapia com células CAR-T surge como uma alternativa promissora para tratar casos agressivos da doença.

Objetivo

Esta revisão da literatura abordará sobre o uso de células CAR-T em leucemia linfoide aguda recidivante e refratária (LLA-B r/r), apresentando dados sobre a eficácia e segurança dessa terapia.

Metodologia

A revisão narrativa utilizou o banco de dados PubMed. Foram incluídos estudos com meta-análises e revisões sistemáticas na língua inglesa. Após exclusões de artigos que não citavam a leucemia linfoide aguda com células CAR-T, restaram cinco estudos focados em leucemia.

Resultado

Elsallab et al. (2023) estudou resultados a longo prazo das CAR-T autólogas no CD19 para leucemia refratária que combinada com transplante ou ciclofosfamida, ocorreu a melhora da sobrevida em pacientes com leucemia refratária, semelhante a Zhang et al (2015) e Fergusson et al. (2023). Enquanto Jiang et al. (2019) somatizou a terapia com transplante de células-tronco resultando em prolongamento de sobrevida livre de eventos adversos e de recidivas. Grigor et al. (2019) compreenderam a neurotoxicidade dos efeitos da terapia CAR-T, obtendo altas taxas de remissão em leucemia linfoide aguda e neuropatias reversíveis, com melhora no prognóstico, e altas taxas de resposta e toxicidades controláveis.

Conclusão

Obtivemos bons resultados, pesquisas para otimizar dose-resposta e maiores possibilidades terapêuticas para outros tipos de leucemias que podem ser necessários.

Palavras Chave

Terapias CAR com Células T; Terapia por Receptor de Antígeno Quimérico; Imunoterapia Celular Adotiva; Leucemia linfoide aguda

Área

Farmácia Hospitalar Oncológica

Autores

Isadora Muniz Gomes, Gabriel Ferreira Cypriano