Dados do Trabalho
Título
Personalização da Terapia com 5-fluorouracila Baseado no DYPD: Melhorando a Eficácia e Reduzindo a Toxicidade no Tratamento Oncológico
Introdução
O 5-fluorouracil é um dos principais medicamentos para terapia do câncer gastrointestinal, porém a toxicidade gerada pelo fármaco gera desafios durante o tratamento. A variação no gene DYPD envolvido na produção da enzima Dihidropirimidina desidrogenase (DPD) está relacionada ao grau de toxicidade da droga, dessa forma, a farmacogenética desempenha um papel importante na personalização do tratamento, tendo em vista que possibilita ao prescritor estimar a probabilidade de toxicidade.
Objetivo
Avaliar a eficácia da personalização da terapia com 5-fluorouracil baseado no DYPD para otimizar o tratamento oncológico e minimizar a toxicidade.
Metodologia
Revisão integrativa de literatura realizada nas bases de dados PubMed, SciELO e LILACS. Foram utilizados os descritores: “Fluoruracila”, “Farmacogenética”, “Medicina de Precisão” e “Toxicidade”.
Resultado
A dose de 5-fluorouracil personalizada com base no DYPD apresentou redução importante na incidência de toxicidade quando comparado a prescrição padrão. Pacientes que receberam doses individualizadas apresentaram menos efeitos colaterais, resultando em menor índice de descontinuação do tratamento.
Conclusão
Utilizar a atividade de DYPD como base para cálculo de doses, mostrou-se uma estratégia eficaz para reduzir os efeitos colaterais do tratamento com 5-fluorouracil. Os resultados indicam que ajustar a dose com base na enzima Dihidropirimidina desidrogenase pode ser uma abordagem promissora para um tratamento personalizado e eficaz.
Palavras Chave
Fluoruracila; DYPD; Medicina de Precisão; Farmacogenética; Toxicidade
Área
Farmácia Hospitalar Oncológica
Autores
Ítala Pereira de Melo, Rosana Amora Ascari, Franciele Martini, Débora Laís Haupenthal, Lavine de Sousa França, Julia Luvisetto Rizzotto