VIII Congresso de Farmácia Hospitalar do INCA

Dados do Trabalho


Título

MANEJO DA ANTIBIOTICOTERAPIA NO CONTROLE DE INFECÇÕES EM PACIENTES SUBMETIDOS AO TRANSPLANTE DE CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOIÉTICAS: SEGUIMOS AS RECOMENDAÇÕES CONFORME AS DIRETRIZES?

Introdução

O uso adequado dos antibióticos para o tratamento das infecções pós-transplante concorre para o sucesso terapêutico, o que demonstra a importância de se adequar a forma de utilização, de acordo com as diretrizes da OMS, a fim de promover o uso racional e evitar a resistência bacteriana.

Objetivo

Analisar se o perfil de utilização dos antibióticos de uso clínico em pacientes submetidos ao transplante de células-tronco hematopoiéticas segue as diretrizes estabelecidas.

Metodologia

Foi realizado um estudo descritivo, longitudinal, retrospectivo o qual avaliou o uso de antibióticos em pacientes do Centro de Transplante de Medula Óssea do Hospital do Câncer I (CEMO/INCA) no tratamento das principais infecções, por um período de 5 anos. O estudo foi aprovado pelo CEP/INCA.

Resultado

14 antimicrobianos foram listados, destacando entre eles o cefepime (1434,2 DDD/100 leito/total de dias) e meropenem (1350,7 DDD/100 leito/total de dias). O estudo observou que as bactérias mais prevalentes em sítio de infecção dos pacientes foram Staphylococcus epidermidis (13,5%), Staphylococcus aureus resistente à oxacilina (12,2%), Klebsiella pneumoniae (13,5%) e Stenotrophomonas maltophilia (9,5%), bem como os principais sítios de infecção. O início da antibioticoterapia se deu com a utilização de amplo espectro e foi possível observar a prática do descalonamento durante o período observado, de acordo com as diretrizes nacionais e internacionais.

Conclusão

Foi possível verificar que a inserção dos serviços clínico-farmacêuticos são necessários para contribuir com a elaboração de estudos que, baseados nas políticas públicas, permitam o acesso a antibióticos que estejam de acordo com as diretrizes estabelecidas, bem como seu uso racional.

Palavras Chave

Transplante de células-tronco hematopoéticas; antibacteriano; infecção pós-transplante; uso racional

Área

Farmácia Hospitalar Oncológica

Autores

Francisco Assis Nascimento Pereira, Wendell Mauro Soeiro Pantoja